Image by rawpixel from Pixabay

De 0 a 10, quanto você deseja realmente ser um Gestor/líder admirado pela capacidade de gerar resultados tangíveis e pela sua capacidade de gerar transformação nas pessoas?

Você sabe a diferença entre empresa e negócio?

Empresa é quando você tem um grupo de pessoas trabalhando pra você, e, quando você sai, eles vibram, fazem muito menos do que poderiam fazer, por que se sentem vigiados, asfixiados, entendem que não existe relação, não existe confiança, muito menos respeito.

Você ainda acha que autoridade, é você ter um bom lucro? Ter um bom faturamento? Cumprir sua meta de produção?

Negócio, é aquele líder, CEO, acionista ou dono que comunica sua saída, com clareza expõe as suas expectativas em relação as entregas, define um líder para responder na sua ausência, instala câmeras para garantir a segurança de seus colaboradores e patrimônio.

O mundo mudou, as pessoas não vão mais escolher pela sua empresa, elas vão comprar sua missão, sua visão, seus valores. Elas vão desejar conhecer mais sobre como você chegou na composição das cores do arco- íris.

Elas vão querer saber por que as melhores músicas, tocam todos os dias sem você pedir? Por que as melhores ideias inundam o seu negócio e você sempre está a frente do seu concorrente. As pessoas vão querer que você deixe as mesmas marcas NELA.

Você sabia que as pessoas que investem em treinamento e desenvolvimento da sua equipe, passa sua concorrência em 145%?

Eles, vão escolher em dois meses, te ajudar ou te trocar por alguém que entregue o que ele está procurando, e, que muitas vezes não é mais salário, aquilo que você achava que fazia um grande favor, ao pagar, no término de um contrato, estabelecido e definido por ambas as partes e que nunca esteve tão simples de romper e de recomeçar.

Essa conversa é um tanto dura, ou não, ela se faz necessária para chegar até aqui, e iniciarmos a falar sobre o primeiro PASSO para engajar colaboradores e formar um time de Alta Performance.

Pra começar tenha a mente aberta para absorver conceitos e princípios da metodologia lean.

Vamos para os 6 passos:

PASSO 01 – Conheça a ferramenta de gestão de uma página

Folha em branco

Chocou? Não. Tudo já vai ficar mais claro. O que é preciso entender é masterizar, resumir mesmo o seu negócio, para uma folha de papel. Menos é mais. Leveza é clareza. Paz é pensar em nada. Foco é acalmar a mente e enxergar a estrada limpa, aberta, longe e sem muitos obstáculos.

Como seria colocar 5 pessoas em um barco, entregar 5 remos e não definir direção? Velocidade? Papéis? Consegue entender onde é preciso chegar?

Se faz necessário direcionar as pessoas para a mesma direção. Visão, Missão, Valores, competências que desdobram comportamentos.

Passo 02 – A clareza, o poder da visão sistêmica

Como você vai conquistar isso, se não tiver clareza do que você vai fazer amanhã? Semana que vem? De quais serão seus maiores objetivos? Seus maiores obstáculos?

Para você moldar seu futuro, basta que você decida como quer ver as coisas. Um ótimo exercício para você refletir é:

  • Como você gostaria de ser com 70 anos de idade?
  • Como você quer que seus filhos e netos te vejam?
  • Qual o legado que você quer deixar? Que exemplo quer ser para as pessoas?
  • O que as pessoas estão falando de você, o que seu filho gostaria de ouvir no seu velório?
  • O que você está fazendo, está te levando para onde você quer chegar?
  • Quando as pessoas falar do seu nome, o que vem a mente?

Consequentemente o resultado final é a satisfação, a chave da questão é como foi a caminhada para chegar até aqui! Muita gente deixa para comemorar, apenas na chegada. Os chamados power up, pequenas vitórias são esquecidas.

Quais foram as suas últimas comemorações?
As pequenas conquistas elas dizem muito e reforçam a mensagem, que é a felicidade é o caminho.

Depois de tudo isso alinhado, depois dessa clareza que você gerou e compartilhou com seu time, trabalhe duro, trabalhe com foco, não tem mais desculpa.
O que passa acontecer é um comprometimento absurdo diário com a sua missão, com uma causa.

PASSO 03 – Aumentar o FEEDBACK

Imagem representando feedback
Muito feliz, feliz, desanimado, muito triste.

Precisamos entender como funciona o nosso cérebro, entendemos que precisamos gerar clareza “caminho” a ser percorrido, definir as métricas, comemorar durante a caminhada as pequenas vitórias, focar nas emoções saudáveis, cuidar do corpo e da mente.
Agora que o tema de casa está feito, e o tema é de dentro pra fora, a gente precisa estar aberto para receber, feedback.

Feedback é o procedimento que consiste em transmitir uma informação a uma pessoa sobre seu desempenho, conduta e/ou comportamento.

Através do feedback fica claro, quais os comportamentos desejamos que sejam mantidos e quais os que não queremos que elas continuem a ter.

Feedback é um dos maiores exemplos de disponibilidade e confiança, que você pode dar ao seu colega, subordinado.

Todos nós, temos um instinto de aprovação. A gente tem necessidade de feedback, é através desse gesto que conquistamos a confiança, um dos valores mais importantes para a evolução das relações e a formação de grandes conexões.

Praticar feedback é conquistar a confiança de quem convivemos, não fechando os olhos para o que devemos melhorar, mudar.

PASSO 04 – Ampliar o aprendizado

Caros líderes, gestores, acionistas, qual foi o último livro que você leu?

Você sabe a diferença entre sabedoria e conhecimento?

O jogador de alto nível, o cara da ação, alta performance, ele tem o hábito de ler. Por que entendeu que tudo que a gente precisa está escrito em algum lugar. Tudo que você deseja ser.

As luzes se acendem quando você está lendo.

Seus hábitos podem ser mudados. Seu padrão de pensamento e consequentemente seu repertório comportamental pode sofrer grandes e significativas transformações.

E aqui está a diferença de conhecimento e sabedoria. Está cheio de cara sensacional neste mundo, os Gênios, alguns meio nerds, porém muitos deles não colheram grandes resultados, não conquistaram muitas vezes nem autoridade financeira e nem reconhecimento social, e sabe por que? Por que o conhecimento sem aplicabilidade, ele não transforma.

O que transforma é a sabedoria, é saber aproveitar os insights e aplicar.

Levar para o campo de batalha e ajustar a direção, a velocidade é menos importante. O importante mesmo, é caminhar alinhado com os seus sonhos e objetivos.

O exemplo vale mais que mil palavras. A gente precisa entender que o exemplo arrasta todos para a mesma direção. A empresa precisa valorizar essa prática simples. Existem inúmeros projetos: momentos de leitura, roda da conversa, sorteio de livros, estudos em grupo, etc.

Seja assertivo, e caminhe sempre com muita sabedoria! Você irá transformar o mundo a sua volta.

Passo 05 – Estimular campanhas, redução de desperdícios e atrasos

Você está com problemas na operação? Erros frequentes, atrasos nas entregas, problemas de estoque, entre outros.

Incentive seu time a dar ideias. Faça uma campanha de ideias, onde as melhores, dependendo do valor a ser economizado ganhará prêmios, participações. Crie a cultura de dono.

Passo 06 – Mudar sempre

Inovação, mudança, pensar diferente, pensar fora da caixa.

Essas 3 coisas podem acontecer com a sua Empresa ou com a minha Empresa: falência (tomara que não); venda (possível) ou a gente partir e deixar sucessores.

Precisamos estar flexíveis e se reinventar para não morrer na praia.
Ser flexíveis para criar uma cultura colaborativa e ensinar que gestão compartilhada é o melhor caminho para gerar valuation e tornar a empresa mais atrativa.

A nossa arte é criar estratégias “método próprio” para conectar tudo isso, gestão de excelência, alavancar lucratividade, reconhecer novos talentos, engajar time na gestão, comemorar e curtir a jornada até o topo!

Joice Ruwer Valar!
Abraço, Time Koneks!


2 pensamentos sobre “6 passos para ter o melhor TIME do MUNDO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.