A busca pela felicidade será eterna. Pra você, o que é felicidade?

FELICIDADE em outras palavras, é o estado que a gente cria, através de pensamentos e ações dirigidas: momentos em família, contemplar a natureza, realizar um sonho, atingir uma meta, definir pequenas vitórias, ler um livro, tomar um sorvete, correr, etc.

Quais tem sido os seus momentos dirigidos para a felicidade? O que você ama fazer? Você se conhece verdadeiramente?

Eu, posso falar pra vocês, que tem uns 2 anos, que eu venho pensando muito mais na vida. Eu desliguei o piloto automático.

A felicidade ela é abordado por filósofos, por psicólogos, e por religiosos.
A felicidade ela é abordado por filósofos, por psicólogos, e por religiosos.

Os filósofos associavam felicidade com prazer além disso: Bem estar. Tranquilidade. Harmonia em todas as esferas da vida. É um momento durável de satisfação, onde você consegue eliminar qualquer tipo de sofrimento.

Ou seja, Freud fala que a felicidade é algo utópico. Os indivíduos estão sempre em busca da felicidade, e que, ela não poderia depender do mundo real.
Por exemplo: No mundo real as pessoas podem ter também experiências com o fracasso, ele cita que a felicidade não é plena, a felicidade acontece de forma parcial.
No budismo, eles acreditam que a felicidade ocorre quando há liberação do sofrimento e pela superação do desejo, através do treinamento mental.

Resumindo, felicidade é uma questão mental, no sentido de ser necessário.
Primeira coisa a ser feita é identificar os fatores que causam a nossa infelicidade e os fatores que causam a nossa felicidade.

Uma vez identificados esses fatores, bastaria extinguir os primeiros e estimular os segundos, para se atingir a felicidade.

Por outro lado Dalai Lama ainda enfatiza a importância da disposição mental para atingir a felicidade: sem uma disposição mental adequada, de nada adianta a posse de fatores externos, como riqueza, amigos etc.

Entretanto a disposição mental adequada para a felicidade baseia-se na serenidade.

Outros estudos científicos recentes têm procurado achar padrões de comportamento e pensamento nas pessoas que se consideram felizes. Alguns padrões encontrados são:

  • Capacidade de adaptação a novas situações;
  • Característica pessoais, encontrar objetivos que tem realção com você;
  • Riqueza em relacionamentos humanos;
  • Ausência de problema;
  • Ser competente naquilo que se faz;
  • Enfrentar problemas com a ajuda de outras pessoas;
  • Receber apoio de pais, parentes e amigos;
  • Ser agradável e gentil no relacionamento com outras pessoas;
  • Brincas um pouco mais com a vida;
  • Gostar daquilo que se possui;
  • Ser autoconfiante;
  • Pertencer a um grupo.

Precisamos aprender a utilizar o poder da mente a nosso favor. Treinar a mente. Pense agora sobre os conceitos, as crenças, o padrão de pensamento que rege a sua vida, em relação a esse tema!

  1. O que te faz feliz?
  2. Você costuma pensar no que te deixa triste?
  3. Você considera que sua vida é organizada?
  4. Você já parou para pensar que fazer exercício mental é muito mais importante que exercício físico, sua mente leva seu corpo.

Boa reflexão. Bora Viver!
Joice Valar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.