Created by brgfx - www.freepik.com

Agilidade Emocional ou Inteligência Emocional é a capacidade de compreender e gerenciar os próprios sentimentos, assim como o sentimento dos outros.

Um indivíduo inteligente emocionalmente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

Emoções e sentimentos são coisas diferentes? SIM.
Emoção vem do Latim emovere. O “e” significa “energia” e “movere” significa “movimento”. Ex: Um animal feroz começa a correr atrás de você.

Antes de qualquer coisa surge o MEDO (que é uma emoção), logo em seguida, você tem a consciênica dos seus sentimentos.

Portanto uma emoção, é um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, e surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo.

Ter consciência de como você reage e se sente diante de cada emoção, portanto é fundamental para manter o equlibrio emocional.

As emoções são reações inconscientes, enquanto os sentimentos são uma espécie de juízo sobre as suas emoções.

As principais emoções são: alegria, medo, raiva, confiança, vergonha, tristeza. Já, quando falamos de sentimentos, a lista é enorme, chega a  356 sentimentos. Alguns deles: amor, ansiedade, calma, ciúme, culpa, depressão, espanto, felicidade, gratidão, inveja, nojo, ódio, orgulho, pena, solidão, rancor, rebeldia, preguiça.

O primeiro contato com as emoções acontece ainda na vida intrauterina.

É cientificamente comprovado que as emoções e sentimentos sentimentos dos pais são transferidos para o bebê durante a gestação: todos os medos, as tristezas, raiva, alegrias, amor e culpa que os pais sentem também são sentidos pelo bebê.

A partir dessas experiências e até os 7 anos de idade, o indivíduo desenvolve todas as emoções e experiências de acordo com os seus sentimentos, transformando em padrões comportamentais que pode refletir por toda a vida.

Ou seja, toda a emoção que normalmente percebemos e usamos de forma negativa, existe para nos ajudar a movimentar nossa vida, a mudar o que não está bom ou em desequilíbrio.

E, se não movemos todas essas energias para fora, elas acabam gerando doenças ou dores dentro de nós.

Os principais componentes da Inteligência Emocional, são:

  • Autoconhecimento;
  • Auto gerenciamento;
  • Empatia;
  • Capacidade de se relacionar.


Joice Ruwer Valar – Psicóloga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.