Disciplina e Hábito se conectam

Em qualquer discussão sobre sucesso as palavras “disciplina e “hábito” vêm juntas. Embora de significados diferentes, estão fortemente conectadas e são a base para conquistas e realizações.

Quando você se disciplina está treinando para agir de uma determinada maneira. Se repetir a ação tempo suficiente ela se tornará rotina ou, em outras palavras, um hábito. Você não precisa ser disciplinado em todas as áreas da sua vida. Ninguém é. E ninguém gostaria de ser.

A simples ideia de ter todos os seus comportamentos mantidos através de treinamento e repetição é ssustadora. Para ser uma pessoa de sucesso você precisa de menos disciplina do que você pensa. Por uma simples razão: sucesso está ligado a fazer a coisa certa, não em fazer tudo certo.

O truque é escolher o hábito certo e disciplinar-se até estabelecê-lo.


Michael Phelps, quando criança foi diagnosticado com TDAH – Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – “ele não consegue focar-se em nada” disseram. E ele só precisou canalizar sua atenção para uma única atividade, nadar, todos os dias, para ser o maior medalhista olímpico de todos os tempos. O fato de focar-se em uma área vai deixá-lo livre para ser menos disciplinado em outras.

Disciplina e hábito. Normalmente relacionamos a coisas negativas:

Sargentão no exército, pais e professores autoritários, castigos… Na verdade hábitos são duros de conseguir, mas uma vez instalados podem ser mantidos sem grandes esforços.

Alvaro Loro – Psicólogo e Storyteller

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.