Cultura do empreendedorismo! Que movimento é este?

Multiplicar a cultura empreendedora tem sido um desafio para os empreendedores. Transformar, ousar, inovar, criar novas possibilidades para o tempo e espaço que vivemos e convivemos. Desenvolver pessoas, apostar em talentos, aprimorar competências com conhecimento científico, habilidades e atitudes focadas em valores, evidencia ser o caminho. Cultura é o movimento, é a ação, é o processo que envolve as pessoas no seu modo de ser e fazer a vida acontecer.

Empreendedor! Quem é e como é o empreendedor?

Empreendedor é uma pessoa rara. Especial. Focada na arte de criar, ousar e transformar. Pessoa inquieta, que enxerga aquilo que a maioria não vê, visualiza possibilidades, é dinâmica, motivada, sonhadora, focada na realização pessoal.
Está sempre além do seu tempo real. Toda pessoa pode desenvolver os comportamentos empreendedores, basta querer, basta desafiar-se, basta AGIR. Para ser empreendedor não é preciso ser empresário. No entanto, os comportamentos empreendedores são a mola propulsora para o desenvolvimento humano e profissional.

O empreendedor pode ser intra-empreendedor?

Intra-empreendedor é SER empreendedor na empresa que você trabalha como colaborador. Este colaborador destaca-se pelo seu perfil, pelo trabalho e qualidade que realiza e os comportamentos empreendedores que demonstra no agir no cotidiano do seu trabalho na empresa.
Muitas vezes o intraempreendedor é confundido como sendo dono ou sócio da empresa em que trabalha. Isso porque assume a empresa, para a qual trabalha como se fosse sua. Comprometimento é marca registrada. Investe energia, tempo e aprimora suas competências com foco no sucesso da empresa.

Como reconhecer uma pessoa que é intra-empreendedor?

O intra-empreendedor é uma pessoa rara. É conhecida e reconhecida pela ousadia, coragem, motivação, capacidade de mudança, resiliência e criatividade.
Inquieta, protagonista, vive focada em Inovação, é pró ativa e flexível. O seu comprometimento deixa as melhores marcas, mostra o melhor da sua versão no cotidiano da vida. Garimpa possibilidades em tempo integral e real.

O intra-empreendedor pode conquistar seu espaço na empresa e fora dela? Como ele é percebido? Empresas atentas aos seus colaboradores percebem a presença e o valor do intra-empreendedor. Este profissional é um talento diferenciado e deve ser reconhecido e valorizado.

Existem diferentes formas de enaltecer e destacar o trabalho diferenciado deste colaborador. Promoções dentro da empresa, viagens, cursos de formação, ser escolhido para representar a empresa em eventos ou programações…

★ Seja diferente!! Faça a diferença!!
★ Tenha iniciativa.
★ Supere as expectativas!!!
★ Seja protagonista do teu SER e Fazer! Seja Feliz! Faça a vida valer a pena!

Alvaro Loro – Psicólogo e Storyteller

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.