Foco

O que significa foco: Um conceitos simples, foco é manter toda a sua concentração, toda a sua atenção naquilo que você está fazendo naquele momento. Atencão vem antes do foco, nosso foco vai estar onde nossa atenção estiver.

Topa fazer um desafio?

Desafio de Tim Ferris: “Imagine que por motivos de saúde você só pudesse trabalhar duas horas por dia, o que você priorizaria?”
Manter-se focado é colocar toda a energia no que você está fazendo. Isso é muito difícil. Muitas coisas acabam atrapalhando.

Sabotadores do foco

  1. Multitarefas: Devemos evitar fazer mil coisas ao mesmo tempo. Fazer várias coisas ao mesmo tempo reduz em até 40% nossa produtividade, além de causar estresse;
  2. Distrações: rouba tempo. Pegar o celular a toda hora pode significar perda de mais de uma hora do seu horário de trabalho. Isso significa mais de 12%!
  3. Interrupções: Cortam o raciocínio, tiram a atenção das prioridades para as urgências, é como dirigir numa rodovia e ter que parar a cada 10 quilômetros e depois retomar a viagem.

Entenda qual o seu tempo ideal para manter-se focado

  1. Quantidade: período de tempo que se consegue manter-se concentrado numa mesma tarefa;
  2. Qualidade: Capacidade de estar inteiro na tarefa. Iniciá-la e concluí-la;
  3. Modo execução ideal: Modo sequencial, começar e terminar a mesma
    atividade, sem tarefas paralelas.

Oito sugestões para manter o foco

A sugestão é você definir sua agenda da semana. Fazer o planejamento para três dias, focar em 5 a 10 prioridades na semana. Melhora muito seu nível de resultado e sua performance.
Você precisa se conhecer. Prestar atenção, em quais horários do dia você está com atenção intensa e dedicar-se para as tarefas mais complexas, mais chatas. Isso é ser produtivo, é conseguir resultado, conseguir finalizar, conseguir entregar o que foi combinado.
Não existe fórmula pronta. Você precisa construir sua fórmula.

  1. Quando envolvido numa atividade, caso lhe surjam novas ideias, anote-as e mantenha-se no que está fazendo;
  2. Nunca comece o dia lendo e-mails. Eles são prioridade dos outros, não suas. A não ser que você esteja aguardando notícias relevantes para o seu negócio;
  3. Feche todos os programas que não tem a ver com a atividade;
  4. Desabilite os sons e avisos de mensagens do celular;
  5. Acesse as redes sociais e o celular apenas nos intervalos;
  6. Use fones de ouvido (as pessoas evitarão interrompê-lo);
  7. Eduque as pessoas que convivem com você;
  8. Organize sua mesa de trabalho para o dia seguinte.

Alvaro Loro – Psicólogo e Storyteller.

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