Estresse, como ele impacta as relações e como minimizá-lo.

Estresse no trabalho

O estresse acabou virando uma espécie de desculpa universal para comportamentos injustificáveis. Tratamos mal nossos colegas de trabalho e achamos natural, porque estamos estressados. Pior são as pseudo-desculpas: “Eu sei que fui grosso com você, é que ando estressado ultimamente”.

O estresse provocado pelo trabalho em si, muitas vezes não é nada comparado ao desgaste causado pelo convívio com chefes e colegas mal-educados!

Desafio

Sugiro um desafio: que passemos a medir nosso sucesso pela maneira como tratamos um ao outro, todo dia, todos os dias da nossa vida.
Vivemos numa sociedade onde polidez, gentileza, muitas vezes são percebidas como fraqueza. Falar grosso, demonstrar poder, estar com pressa o tempo todo são atributos valorizados.

Não grite, não ofenda

Apesar disso nunca grite com ninguém. Lembre que as pessoas respondem ao tom da sua voz. Ser gentil é muito mais uma questão de tom do que de palavras.
Se você estiver com raiva, explique o mais racionalmente que puder os motivos para sua raiva. E, sim, você pode ficar com raiva e ser civilizado ao mesmo tempo!

Quando alguém fala mal, ofende, é grosso, está expressando o que ele é e o que vai dentro dele. É a carga dele, não a sua! Não consigo imaginar nenhuma circunstância, na nossa vida diária em que ser rude possa ser apropriado ou vantajoso. Ao tratar os outros o melhor que posso, apelo para o melhor que há dentro deles, incentivando-os a fazer o mesmo.

Escolha ser gentil

Quando pensamos e esperamos o melhor dos outros, normalmente eles se comportam de modo a merecer esse crédito. Aldous Huxley , famoso escritor e palestrante ao ser perguntado sobre como tornar a vida mais feliz respondia: “sejam um pouco mais gentis!”. Você pode julgar o caráter de uma pessoa pela forma como ela trata quem não pode fazer nada a ela ou por ela.

Tendemos a acreditar que boas maneiras, gentileza, podem ser esquecidas quando estamos com as pessoas do nosso convívio diário. Ao contrário, tratar os mais próximos com gentileza é um meio concreto de mostrar-lhes que os amamos.
O amor não é só feito de sentimentos, amor verdadeiro é construído com atitudes.

Alvaro Loro – Psicólogo e Storyteller.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.