Gentileza é o amor em movimento – Carpinejar

Civilidade não é um conceito abstrato, mas um código de decência que deveria ser aplicado todos os dias.

Civilidade é: respeito pelos outros, serviço comunitário, cuidado, tato, consideração, equanimidade, cortesia, sinceridade, respeito pelos sentimentos dos outros, honestidade, polidez, confiabilidade, respeito pelas opiniões dos outros, maturidade, gentileza, moderação, capacidade de ouvir, compaixão, senso de justiça, decência, autocontrole, preocupação com os outros, tolerância, respeito às leis, etiqueta…

Gentileza é o amor em movimento – Carpinejar

Civilidade não é um conceito abstrato, mas um código de decência que deveria ser aplicado todos os dias.

Boas relações fazem boa a nossa vida; más relações tornam nossa vida ruim. Nós, usualmente, somos felizes com os outros. Para aprendermos a sermos felizes precisamos aprender como viver com os outros, civilidade é a chave para isso.

Para vivermos saudáveis precisamos viver com os outros. Somos seres gregários, integração social contribui para nossa saúde física e mental. Habilidades sociais são uma necessidade.

Um dos nossos maiores desejos é sermos aceito pelos outros. Deliciamo-nos em fazer parte de um grupo. Parte da nossa identidade é construída pelos grupos e dentro deles.  Nos grupos encontramos abrigo, significado, rumo.

Palavras de gentileza inspiram, animam, elevam os espíritos, tornam os dias mais suportáveis.

Mas podemos e devemos ir além das palavras e gestos corteses. Podemos tratar com cuidado. Tratar com cuidado é importar-se com o sentimento dos outros, evitar a estupidez que machuca; levar em consideração os sonhos, medos, vergonhas inconfessadas. Ao tentar consolar leve em consideração o valor da perda aos olhos do consolado. Se o bichinho de estimação do amigo morreu, frases como “deixa de ser bobo, era só um bichinho”, ou “imagina, compra outro”, não ajudam nada.

Pesquisas demonstram que empregados colocam reconhecimento no topo da lista dos fatores que os motivam nos ambientes de trabalho.

Locais de trabalho onde a gentileza é estimulada e praticada costumam atrair os melhores trabalhadores, você gasta menos e constrói excelentes equipes criando lugares agradáveis!

O estresse provocado pelo trabalho em si, muitas vezes não é nada comparado ao desgaste causado pelo convívio com chefes e colegas mal-educados!

Sugiro um desafio: que passemos a medir nosso sucesso pela maneira como tratamos um ao outro, todo dia, todos os dias da nossa vida.

Não consigo imaginar nenhuma circunstância, na nossa vida diária, em que ser rude possa ser apropriado ou vantajoso.

Aldous Huxley, famoso escritor e palestrante ao ser perguntado sobre como tornar a vida mais feliz respondia: “sejam um pouco mais gentis!”.

Alvaro Loro – Storyteller

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.